sexta-feira, 13 de março de 2009

s2

Como saber a diferença entre amor e paixão? Como amar um outro alguém tanto que você não consegue mais pensar por si própria? Como incendiar de alegria ao ver o outro se aproximando mesmo o tendo visto no dia anterior? São sentimentos e ações sem explicações, assim como quase tudo na vida. Uma mistura de saudade, ternura, carinho, oscilações de humor, gratidão, necessidade. Como pode tudo caber dentro de um só ser? Conheço amores de verão, que durou o tempo exato pra ficar pra sempre na memória, aquele amor mágico, perfeito, sem brigas ou qualquer outro motivo que sempre faz uma relação terminar, eu diria que os amores deveriam ser feitos de verão, onde tudo acontece e no final só ficam as lembranças boas, daquilo que se passou e que você deseja mais do que nunca ter de novo o mais rápido possível.
Tem os amores de escola, os platônicos, onde se almeja a pessoa desejada, mas que na maioria das vezes se torna frustrante se alcançado, porque a magia está na dificuldade de amar alguém que sempre se sonhou e quando isso se torna realidade, junto com ele vêm todos os defeitos e características de um amor que não se conhecia, a magia acaba e tudo se torna melancólico. Tem também os amores doentios, onde se ama alguém mais do que a si próprio e ter esse alguém é o objetivo de vida, e no fim das contas não se da conta que quem se ama não te ama mais e começou a ter receio, e o amor se torna ódio, terminando em tragédias, na maioria das vezes.
Temos o chamado: amor eterno, que é o que a maioria das pessoas almeja, o amor que dura pra sempre, que foi magicamente conquistado, que duas pessoas se tornam uma só, que tê-la já faz parte da vida, e que a morte do outro causaria sua própria morte, é o amor a base de respeito, dedicação, admiração, olhares e gestos que falam mais do que qualquer palavra dita. É o “eu te amo” constante, a batalha de conquistar o outro quando se acorda, é querer o outro e nada mais, é ter transformado seus defeitos em coisas comuns. É não enjoar de ter, beijar, ver a mesma pessoa todo dia, é o verdadeiro casamento.
Paixão? A maioria é avassaladora, devora o coração e nos faz pensar diariamente no outro até o encontrar, e depois quando esse vai embora, começa tudo de novo. É querer tê-lo fisicamente e interiormente, é sentir domínio sobre o outro, é ficar bobo e idiota com um simples presente, é achar que certos atos são mais do que na verdade eles são. É achar tudo lindo, tudo mágico e não enxergar defeitos importantes. Eu diria que a paixão é o segundo estágio para um relacionamento, primeiro se gosta de alguém, se sente bem com essa pessoa, depois se apaixona por ela e há quer o tempo todo para enfim chegar ao terceiro estágio, o amor por essa pessoa, e terminar talvez e dificilmente no quarto estágio, onde esse amor se torna um maravilhoso complemento de almas. É necessário se apaixonar para encontrar o amor de verdade.
Paixão e amor se movem juntos, pois ao amar alguém imensamente, você acaba se apaixonando por ela diariamente e ai se desvenda o segredo. Mas o coração humano é e sempre será o maior dos mistérios da humanidade, entender as emoções e os infinitos sentimentos acumulados é tarefa pra pouquíssimos. Cada pessoa possui um cofre diferente guardado no coração, onde está cada paixão, amor, trauma, sentimento. O amor está dentro de cada um de nós e quando achamos à alma gêmea, os corações se juntam e a magia se transforma, não sendo necessário mais nada acontecer e assim poderá ter a verdadeira felicidade.