quinta-feira, 28 de abril de 2011

Enquanto isso..

Eram cinco da manhã, o Sol acabava de dar sua graça e embelezar as ruas cheias de alamedas. Num canto escuro, avistava um menino, cabisbaixo, triste, como quem acabara de perder um ente-querido. Chego até ele e pergunto por que o motivo de tanta decepção, ele ergue a cabeça num olhar singelo, mas ao mesmo tempo profundo com imensas cicatrizes, de alguém tão novo que já sofrera coisas horrendas na vida. Penso: ‘coitado’. E então ele me olha fixamente e diz: E tem algum motivo para eu estar feliz? – levanta e sai andando, me deixando ao léu, no vazio da escuridão...
O dia passa e aquele encontro não me sai da mente, as poucas palavras daquele menino e toda a profundidade que elas exalavam. E depois de muito refletir, realmente, pensei eu, temos muito mais motivos pra chorar do que pra sorrir. A vida nos prega peças tão cruéis que nos vemos em labirintos sem saída, e não sabemos como reagir diante a tantos problemas e situações. Erguemos a cabeça, tentamos ver o lado bom das coisas, as coisas simples da vida, pra poder achar um motivo, uma razão que seja pra sermos felizes de novo, pra sobrevivermos.
Porque não podemos simplesmente chorar e chorar e chorar? Nos trancar num quarto e não sair nunca mais! O que as outras pessoas tem haver com as nossas vidas? Nós deveríamos poder fazer o que quisermos, e ninguém poderia se envolver nisso. Mas as coisas tão longe de serem fáceis assim, à partir do momento que envolvemos outras pessoas em nossas vidas, elas, de alguma forma, se tornam responsáveis. Queremos e podemos ser responsáveis por alguém, amá-los de tão forma para que eles nunca queiram sumir, fugir. Achamos que possuímos todos aqueles a quem devemos o nosso amor, a todos que nos amam, e esquecemos que eles também têm suas vidas, que não podemos e nem devemos nos impor a felicidade e ao amor de ninguém. Esquecemos disso, porque nos é cômodo tamanha afeição.
Anoitece, eu na minha cama, com tantos pensamentos na cabeça, adormeço, sabendo que o dia seguinte será igual há todos os dias seguintes, e que apenas um só dia poderá ser diferente, que esse dia será o dia mais importante da minha vida, que tudo dará certo, e com a certeza de que todos nós vivemos a mercê desse dia, que ainda não chegou, mais que sabemos que um dia chegará. E que no final, todo o resto terá valido a pena.