Política, segundo Wolfgang Leo Maar, são todas as formas de manifestação humana para a exigência da passividade social. “Um comício é uma reunião política e um partido é uma associação política, um indivíduo que questiona a ordem social pode ser um preso político; as ações do governo, o discurso de um vereador, o voto de um eleitor são políticos”.
Os gregos como os precursores da democracia, utilizavam das diversas formas políticas para equilibrar as rotinas sociais e pacificar as relações humanas. Acreditavam que a política transformava os homens em cidadãos e que os seus súditos utilizavam-na como expressão dos seus direitos humanos. Na Idade Média o poder era exercido pela nobreza_ poder político, e pelo clero religioso_ poder civil, refletindo o caráter elitista do exercício político – social desde séculos passados. Maquiavel na sua obra “O Príncipe”, acredita que aos políticos cabe a execução do poder, seja pela coerção, virtude ou astúcia. Ele defende a idéia de que o governo representa o estado. Já para Marx Weber “o Estado representa uma classe, e precisa submeter-se ao comportamento e aos interesses manifestados nesta classe”. Percebe-se o caráter mais democrático nas idéias defendidas por Marx, sendo para ele a atividade política a união das necessidades sociais coletivas e o cumprimento de objetivos comuns. Política, segundo o livro, são as manifestações humanas, a exigência dos direitos sociais, o cumprimento das necessidades da civilização. Por meio de um soberano busca-se a harmonização da sociedade e com o voto a população manifesta seu interesse na participação e manifestação institucional, exigindo dos seus representantes as garantias impostas pelos mesmos. A política é uma manifestação cultural enraizada na sociedade. “Através do uso ideológico da cultura, o agente político consegue generalizar para a sociedade como um todo os seus próprios critérios de valor; desta forma, ele passa a ser considerado legítimo. É deste modo que frequentemente se acha justo que os que ‘sabem mais’ tenham o direito de mandar”. A cultura passa por uma instrumentalização política, sendo agora usada com um caráter revolucionário. As instituições urbanas_ escolas, jornais, igreja, passam a conscientizar a massa populacional para o entendimento político da sociedade. E a sociedade politiza-se, exigindo mais ativamente seus direitos humanos. Formou-se uma nova ideologia política: o conservadorismo foi substituído pelo sentido social revolucionário. Por meio das manifestações culturais buscou-se apoiar as políticas já existentes como também às inovadoras_ de promoção de alternativas ao existente. Como afirma Wolfgang em seu livro “a cultura precisa da política e a política tem um objetivo cultural”. Ou seja, a cultura imposta na sociedade equivale aos objetivos políticos impostos nos mesmos, de acordo com interesses humanos hierarquizados ou não.
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